quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Pensar Escatologico


Escatologia Futura

A ideia geral de escatologia futura repousa fundamentalmente sobre a volta de Jesus Cristo como o grande evento do Eschaton. Com certeza o retorno físico de Jesus figura entre as principais peças da esperança escatológica cristã neo–testamentária.
magem disponível em: www.wikinoticia.
com/images/demedicina/demedicina.com.wp-content.uploads.startseite_thumb.jpg
É possível uma leitura rápida do Novo Testamente e facilmente encontrar textos que apontam para o retorno de Cristo e ou o seu encontro com a Igreja. Enfim, todo o Novo Testamento faz referência a este momento da segunda vinda de Jesus Cristo.
Algumas das singulares marcas deste retorno visível de Cristo são apresentadas pelos autores do Novo Testamento e passarão a ser consideradas a seguir:
O Retorno de Cristo Será Visível
Uma das mais importantes afirmações neo-testamentárias sobre o retorno de Jesus Cristo é que se dará de forma visível e tangível:
Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo com as nuvens do céu (Marcos 14.62).
E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir (Atos 1.11).
Estes e tantos outros apontam para esta certeza do retorno físico e visível de Jesus Cristo. Ou seja, a “segunda vinda” de Jesus não é apenas um conceito, como alguns defendem, mas um retorno real. OU seja, um dia, na história da humanidade, haverá um evento sobrenatural, no qual, todos os homens e mulheres da terra terão uma visão singular, de Jesus Cristo retorno para a culminância de todos os tempos e início da era vindoura.
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! (Apocalipse 1.7)
O Retorno de Cristo Será Surpreendente
Há duas maneiras de se referir à forma surpreendente de Cristo retornar. A primeira tem a ver com o fato de que todos os homens e mulheres serão tomados de surpresa pelo fato de que o dia não está determinado e, portanto, acontecerá para a surpresa de muitos. A outra forma de se referir à forma surpreendente do retorno de Cristo é o grau de espanto causará a todos pela grandeza e magnitude de sua glória.
Será Repentino o Retorno de Cristo
Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão (1 Tessalonicenses 5.1 a 3)
Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha (Apocalipse 16.15).
Como é possível notar nestes textos e em outros mais, como por exemplo: Mateus 24.37 a 44), a volta de Jesus acontecerá repentina, sem aviso prévio evidente. Ele não marcará a hora de seu retorno e não será possível prever. Todos se surpreenderão com este acontecimento.
Será Glorioso o Retorno de Cristo
O outro aspecto é a imponência surpreendente deste acontecimento. Alguns textos apontam para a glória com que Ele virá como um dos fatores mais notáveis daquele Dia.
Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus  anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus (Mateus 24.30 e 31).
Virá, entretanto como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão extintas (...) esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão (2 Pedro 3.10 a 12).  
O Retorno de Cristo é Para Definição da Era
Aqui abordamos o ponto apoteótico da segunda vinda, isto é, o fato de que este Dia se trata do último Dia da presente era, a culminância de todos os tempos da presente existência. Os textos bíblicos se referem a este período como sendo “O Fim” e o estabelecimento final do Reino Eterno de Cristo.
E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim (Mateus 24.14).
Parábolas como a das virgens e a dos talentos (Mateus 25.1 a 30) trabalham com o conceito de que no retorno do Senhor todas as coisas serão postas a limpo e o juízo será realizado e proferido pelo Senhor, por isto o conselho de manter-se vigilante neste período de espera é tão oportuno (Mateus 25.13).
Outros escritores do Novo Testamento trabalharam com a ideia de culminância e estabelecimento de uma Nova Ordem de coisas, quando pontuaram sobre os acontecimentos imediatamente posteriores à segunda vinda:
O estabelecimento do Dia do Juízo
Logo após a segunda vinda do Senhor, será estabelecido o momento do Juízo Final de Deus sobre os homens.
E a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder (2 Tessalonicenses 1.7 a 9).
Evidentemente a grande passagem a respeito deste juízo procedente da segunda vinda é Apocalipse 20.11 a 15, a qual nos mostra o retorno de Cristo estabelecendo o tempo do juízo, para vindicação da glória e honra de Cristo.
A Retribuição Final
Da mesma sorte em que se estabelece o juízo final e os ímpios são condenados ao lago de fogo, assim também em seu retorno ao mundo Jesus trás consigo o galardão dos fiéis, a recompensa daqueles que creram nele e nele depositaram a sua esperança, vivendo para sua glória, sendo trabalhados pelo seu Santo Espírito, tanto quanto a recompensa do mau àqueles que o desprezaram.
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras (Apocalipse 22.12)
Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras (Mateus 16.27).
O mais importante a perceber nestes texto, neste momento, é o caráter definitivo da segunda vinda e como ela estabelece um ponto final da presente era.
Retorno de Jesus Dará Início ao Processo da Ressurreição Física de Todos os Homens
O retorno visível de Cristo também será o momento em que ocorrerá o chamado dos mortos para a ressurreição, como podemos ver em vários textos:
Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo (João 5.28 e 29).
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Tessalonicenses 4.17).
Assim cumpre reconhecermos o fato de que a morte física não impede a nossa expectação da segunda vinda.

Conclusão
Seguindo nossa premissa básica do pensar escatológico, que é a ideia de que todas as informações apresentadas nas Escrituras sobre o final dos tempos tem como objetivo a preparação dos que aguardam a segunda vinda, devemos agora, fazer o exercício de aplicar o conhecimento destas pontuações.
Em primeiro lugar é importante que você se conscientize da certeza de que haverá uma segunda vinda. Nem mesmo a morte física antes poderá nos fazer livres do evento final da presente era, isto implica em que, ainda que tenhamos um sentimento de que não veremos a sua vinda, temos de nos preparar para tal.
A mente do crente deverá se concentrar no vigiar, o que implica em um viver cristão comprometido com aquele Dia. Também implica em anunciar aos perdidos que o tempo está se abreviando e que a conversão à Cristo é uma necessidade existencial primordial.
Todo olho o verá - esta é uma afirmação que mostra que, apesar de muitas pessoas não assimilarem a verdade do Evangelho, isto não compromete a veracidade da mensagem. Os textos nos apontam para o fato de que os que duvidaram também confessarão a verdade de Cristo um dia. Em minha opinião, este ponto nos ajuda a não nos envergonharmos do Evangelho.
E por fim, vale a pena aplicar estas verdades para nutrir a nossa mente com a certeza de que estamos no caminho certo e que precisamos firmar os nossos passos no Caminho de Cristo.

Oração
Peço ao Senhor que me conceda a sabedoria de viver na perspectiva do Reino Porvir. Que em meu coração ocorra uma constante lembrança do retorno de Cristo e que este retorno movimente meus pensamentos na direção correta em cada decisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário