quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Salmo 37

“Salmo 37”



Introdução
O objetivo dos nossos estudos não é o de trazer as respostas prontas sobre o ensino de cada um destes salmos, mas o de oferecer recursos para que os estudantes da Escritura possam, por si mesmos, encontrar o significado dessa passagem. Portanto, tomaremos o Salmo 37, como um modelo de estudos que poderá ser aplicado para outros salmos do saltério.
Lembramos que é importante perceber que o primeiro livro dos Salmos (1-41) oferece uma ênfase comparativa entre o “justo” e o “ímpio”, tendo como prefácio o Salmo 1, que justamente apresenta essas duas personagens e a relação que têm com Deus.
O Salmo 37 também trabalha com essa mesma ênfase e abre um pouco mais essa discussão, apresentando o sentimento de injustiça que ataca o coração do justo, quanto percebe que o ímpio parece ter força para explorar e dificultar a sua vida.

Estrutura do Salmo e principais destaques
O salmo 37 tem uma estrutura bastante simples. Ele trabalha com a comparação entre o justo e o ímpio e as suas divisões estão sempre à procura de oferecer argumentos para que o justo permaneça como está, já que os ímpios serão consumidos e destruídos pelo Senhor.

Versos 1-2
Apresentação do problema e resumo da solução - O justo não deve invejar o ímpio, mesmo quando este parece mais forte do que ele, porque o Senhor os destruirá em breve.

Versos 3-6/7-11
Duas estrofes para dizer ao justo o que ele deve fazer e a justificativa para tanto.
Confia no Senhor
Descansa no Senhor
Não se irritar por causa do ímpio
Deixar a ira

Porque os malfeitores serão exterminados, mas o mansos herdarão a terra.

Versos 12-15.
O que faz o ímpio e a consequência do seu ato - O ímpio intenta contra o justo, mas será atingido pelo seu próprio mal.

Versos 16-20/21-26
Duas estrofes sobre a relação dos ímpios e dos justos com a providência de Deus - O ponto trabalho é que o valor é o que menos importa, o pouco do justo é mais valioso que o muito do ímpio. Porque o ímpio não conhece o que é a providência e o justo nela espera.
A integridade para com a conquista de bens materiais é um fundamento do justo e isso preservará a sua alma da aniquilação destinada aos ímpios. O tema da “Bênção e da Maldição” é retomado na relação com os bens materais (Deut. 28) e aplicada ao justo e ao ímpio.

Versos 27-31/32-34
Duas estrofes que exortam o justo a viver justamente e justifica o por quê. Deus ama a justiça, então o justo deve viver justamente e o Senhor pune a injustiça.

Versos 35-36/37-39
Observar o ímpio e o justo. O ímpio desaparece e o justo é salvo por Deus.
Verso 40
Conclusão - O Senhor ajuda o justo e o salva do ímpio, porque busca refúgio em Deus.

Definindo o Tema do Salmo
O refúgio em Deus é seguro
O Salmo trata da ajuda e do livramento que o Senhor oferece ao justo na sua relação de inquietação com o ímpio.

Resumo do Ensino
O justo não deve invejar, temer ou se indignar com o fato de que o ímpio pareça ter melhor sorte que ele, ou o estar explorando, porque Deus estará cuidando sempre do justo e livrando-o do mal.

Detalhes que ajudarão a formar o contexto
Sabemos que se trata de um Salmo de Davi. O verso 25 diz que Davi escreveu esse salmo na sua velhice e se trata de um salmo proveniente de suas experiências de perseguição e como o Senhor o livrou de tudo.

Estruturando uma mensagem no Salmo 37
O tema geral dessa mensagem deve ser o tema do Salmo, a questão de se sentir seguro em Deus. Ele pode ser abordado de muitas maneiras, mas o salmo enfatiza a comparação entre o tratamento que Deus dá aos justos e aos ímpios.
Para pregar estruturar uma mensagem no Salmo 37, você pode tomar algumas das divisões estruturais do Salmo e liga-las ao tema geral ou pregar no Salmo todo.
A dificuldade para estruturar uma mensagem no Salmo todo é que você deverá fazê-lo tematicamente justificando seus temas, a partir de versos do Salmo. Mas, caso escolha um trecho e relacioná-lo ao tema, então poderá fazer uma mensagem mais expositiva.

Exemplo de uma mensagem no Salmo todo.

Tema: O que preciso para sentir-me seguro em Deus?

Para sentir-me seguro em Deus - preciso reconhecer que Deus é justo
(versos 1-2; 9-10; 13 - como exemplo de sua justiça contra os homens ímpios)
(versos 6; 17; 23 - como exemplo de sua justiça para com os justos)
Para sentir-me seguro em Deus - preciso confiar em Deus
(versos 5, 7, 27-28, 29 - mostre como Deus declara sua benevolência e a importância de confiar nisso)
(verso 25 - O testemunho de vida de Davi que já era velho e experimentou, tanto quanto testemunhou essa importante verdade).

Para sentir-me seguro em Deus - preciso obedecer a Deus em todas as circunstâncias
(versos 16, 22, 37- explore o ensino sobre obediência - bênção e desobediência - maldição)
(verso 38 - explore também que os transgressores serão exterminados e que isso tem a ver com a falta de obediência dos homens).



Nenhum comentário:

Postar um comentário