quarta-feira, 23 de abril de 2014

Coração no Velho Testamento

Introdução

Um dos aspectos mais importantes definidos sobre a ideia bíblica de coração é que o termo é usado nas Escrituras para indicar o ser interior da totalidade do homem. Ele descreve o lugar do desenvolvimento das da intelectualidade, das emoções e de toda a atividade volitiva, isto é, a vontade humana. 
Seguiremos nosso estudo observando o coração e o modo como é apresentado no Velho Testamento. Entendemos que toda a discussão vetero-testamentária se completa no Novo TEstamento e que todas as doutrinas são apresentadas em gérmem no VT são concluídas ou completadas no NT. Entrentanto, o oposto é verdadeiro, uma visão equivocada de uma doutrina no VT pode também compremeter o entendimento geral da mesma no NT.

Coração no Velho Testamento

O Velho Testamento tem inúmeras menções ao termo "lev" (Coração em hebraico). Aproximadamente ela é citada 548 vezes em sua forma básica (raíz), referindo-se às disposições de ânimo, vontade, pensamentos do homem e até mesmo dos animais (Jó 41.24).

Coração como centro da maldade
No Velho Testamento, o termo coração é usado para apontar para o centro do desenvolvimento da maldade humana (Gn 6.5; Jr 17.9).  Olhando por este ponto, o Velho Testamento aponta para o fato de que a corrupção humana atingiu diretamente o coração do homem a ponto dele se tornar o epicentro de toda a elaboração da sua maldade. O coração do homem é o ponto de partida da corrupção pecaminosa do homem.
Claramente pode ser observado que o pecado humano foi, antes de tudo, um afeto das faculdades intelectuais (sereis conhecedores), das emoções (desejável para dar conhecimento) e da vontade ou ação volitiva (foi e tomou e comeu).

O Coração como ponto de relacionamento com Deus
Apesar de toda a corrupção do coração humano e de sua condição como epicentro da manifestação da maldade, o coração humano ainda é também o ponto de contato, pelo qual a voz de Deus é ouvida (Gn 50.21; Os 2.14).
O relacionamento de Deus com o homem passa pelo coração humano, na medida em que Deus se dirige ao coração humano para lhe mover a mente, emoções e vontade. Um bom exemplo disto é o fato de que Deus endurece o coração (Ex 9.12; Is 63.17), mas também podemos ver que o mesmo Deus que endurece o coração de uns, inclina o coração de outros para buscá-lo, servi-lo e amá-lo (1Cr 29.18-19). 

O Coração como sede da restauração redentiva do homem
Um dos pontos mais relevantes a serem considerados neste estudo é o fato de que Deus revelou a necessidade de que o homem atente bem para o que vai no seu coração e tê-lo como ponto de partida para a restauração redentiva do homem. 
O livro de Provérbios é um dos que mais usa o termo neste sentido (Pv 4.23). E trabalha fundamentalmente o coração como sendo o centro de toda a verdadeira ação restauradora da Palavra de Deus ou da Sabedoria de Deus (Pv 6.20-21). Não somente o livro de Provérbios, mas os Salmos também dão importância grande à ação restauradora da Palavra diretamente sobre o coração (Sl 19.8; 119.11).
Sobre este processo de restauração, devemos destacar o fato de que o coração do homem é central no que diz respeito aos efeitos produzidos pela obra de restauração do SEnhor. O profeta Ezequiel trabalha esta questão apresentando o coração como o ponto de partida para a nova vida do povo de Deus (Ez 36.26-27). A sede do trabalho do Espírito Santo é o coração humano, onde aplica as verdades da Palavra e transforma o homem. 

O Amor a Deus tem sua sede no coração
Assim como a rebeldia humana, o amor a Deus tem sua sede no coração humano. Isto fica muito claro, principalmente nos textos mosaicos onde a Lei é apresentada e a frase: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração..." abre o conceito geral de como Deus deseja ser honrado e amado (Dt 6.5-6).
Da mesma forma como o texto anuncia que o amar a Deus requer uma inteireza de coração também anuncia que o amor que devemos propagar e ensinar aos nosso filhos deve primeiramente estar em nosso coração (Dt 6.6). 

Conclusão

O Velho Testamento, portanto, identifica o coração como a sede de toda a estrutura a ser redimida para que o homem. Assim como o coração do homem foi contaminado na queda, Deus propõe uma redenção para este coração caído. 
Nas próximas aulas, continuaremos a análise do coração vendo a sequência desta visão do coração no Novo TEstamento. Após, vamos avaliar o que realmente significa ter um "novo coração" e "guardar o coração". 
   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário